Melhores trilhas perto de São Paulo

Imagem para o post Melhores trilhas perto de São Paulo

A rotina puxada de São Paulo te faz querer relaxar no meio da natureza de vez em quando? Talvez você não saiba, mas tem trilhas para todos os tipos de aventureiros a menos de 4 horas da capital. Se você não tem muito conhecimento sobre o assunto mas adoraria dar aquela escapada no final de semana, segue na leitura para sair com um bom plano para as próximas semanas!


Prefere uma boa trilha na praia ou na montanha?


Esses são dois tipos bem diferentes de viagem. Para começar, a época do ano pode influenciar bastante. No geral, a melhor época para montanha é no inverno. Nesse período, as chuvas são mais incomuns e o tempo fica mais aberto. Com isso, a trilha fica mais segura e com mais chance de boa visibilidade. Já uma trilha praieira pode ser bem aproveitada em qualquer época do ano. Porém, vale verificar se há previsão de frio, pois uma das melhores vantagens desse tipo de passeio é dar aquele mergulho refrescante no mar no final da caminhada. Vamos finalmente às sugestões?

Trilha de praia - Prainha Branca no Guarujá

Começando com a trilha mais fácil dessa lista, talvez você já tenha ido algumas vezes para o Guarujá e esteja cansado das praias mais lotadas. O início da trilha para a Prainha Branca fica a menos de 30 km da famosa praia de Pitangueiras, logo antes da balsa para Bertioga. A trilha é bem demarcada ao longo dos seus 2 km de extensão. Há algumas subidas e descidas, mas nada muito acentuado, podendo ser completada entre 30 e 45 minutos. Você chegará em uma das praias mais preservadas do Guarujá, com ampla faixa de areia e uma vila bem simples no final. Há alguns restaurantes e também um camping. De lá ainda há a opção de continuar caminhando para a Praia Preta, ou então para uma cachoeira. Geralmente ela não é muito cheia, exceto em feriados e finais de semana de verão.

Foto tirada da areia na Prainha Branca (Guarujá). Pode-se ver também algumas árvores, um barco, e o mar ao fundo.
Prainha Branca no Guarujá

Trilha de montanha - Pico do Lopo

Se ao invés de curtir uma praia você prefere começar com uma trilha mais fácil na montanha, nós recomendamos dirigir até Extrema e conhecer o Pico do Lopo. Ele pode ser visitado em um bate e volta de São Paulo (2 horas e meia desde o centro de São Paulo), ou então você pode acampar lá em cima durante a noite. Na base do pico há uma boa estrutura - com hotel, restaurante, e estacionamento. Desde lá, são pouco mais de 3 km até a Pedra das Flores - de onde já se tem uma vista muito bonita das montanhas ao redor, inclusive do imponente Pico do Lopo. Apesar de não ter um ganho de elevação relevante, o sobe e desce do caminho pode cansar um pouco aqueles que estão menos preparados. Da Pedra das Flores até o Pico do Lopo o caminho fica um pouco mais difícil. Em extensão, caminha-se apenas mais 1 km, porém há partes mais técnicas - incluindo um trecho onde é necessário usar a corda colocada lá para auxiliar. Se não se sentir confortável e não estiver acompanhado de pessoas mais experientes, recomendamos não ir até o pico final. Para aqueles que não abrem mão de assinar o livro de registros que fica lá em cima, cuidado e aproveitem a vista! De lá de cima é possível ver outras montanhas da Serra do Lopo, além da represa de Joanópolis.

Foto tirada na Pedra das Flores (Extrema, Minas Gerais) com Pico do Lopo e Represa de Joanópolis ao fundo, no nascer do sol.
Pico do Lopo em Extrema

Trilha de praia - sete praias em Ubatuba

Prefere caminhar na praia com um nível de dificuldade um pouco maior do que a Prainha Branca? Então a nossa sugestão é a trilha das Sete Praias em Ubatuba. Ela fica na parte sul do município costeiro e conecta as praias de Lagoinha e Fortaleza. Entre elas, você passará também por Praia do Oeste, Praia do Peres, Praia Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta, e Praia do Cedro. São quase 9 km andando no total, então é melhor que se inicie a trilha logo cedo. A metade do caminho mais próxima da praia de Lagoinha é mais plana e mais fácil. Na outra metade, há mais subida e descida - com desníveis de 80m a 100m em dois trechos. Porém, vale muito a pena! Durante este trajeto você encontrará paisagens bem preservadas, e poderá se refrescar várias vezes em um mar maravilhoso! Um ponto um pouco mais complicado para planejar é a logística, já que você inicia em um lugar e termina em outro. Como a praia de Lagoinha fica bem próxima da rodovia, pode ser mais fácil terminar por lá para então encontrar um transporte de volta.

Foto tirada da areia na Praia Grande do Bonete, em Ubatuba. Pode-se ver também o mar, um morro no canto da praia, e algumas nuvens no céu contrastando com o céu azul.
Trilha das Sete Praias em Ubatuba

Trilha de montanha - Pico dos Marins


Finalmente vamos falar da opção mais difícil desse post. O Pico dos Marins é um dos destinos de montanha mais desejados do Brasil. Ele fica acima dos 2400m de altitude, sendo uma das montanhas mais emblemáticas da Serra da Mantiqueira. Fazer um bate e volta é possível, mas apenas se você já possui experiência e consegue manter um bom ritmo durante os 7 km de caminhada. O mais comum é subir em um dia, acampar lá em cima, e depois descer na manhã seguinte. O nascer do sol lá de cima é muito lindo e mais do que justifica esse plano! Pode-se avistar também outras montanhas importantes da região, como o Pico do Itaguaré, Pico dos Três Estados, Pedra da Mina (estes últimos fazendo parte da Serra Fina). Em dias bem claros também é possível enxergar partes do Parque Nacional do Itatiaia, como o Pico das Agulhas Negras e o Morro do Couto.
Se você não tem experiência em montanhismo, é altamente recomendado contratar um guia. São quase 1000m de desnível positivo (ou seja, muita subida!) com trechos muito técnicos e expostos. Em outras palavras, em alguns momentos você vai precisar “escalaminhar” (aquela caminhada difícil usando 4 pontos de apoio) e você vai fazer isso perto de precipícios. Porém, seguindo todas as recomendações você pode completar o percurso com segurança, e ser recompensado com uma das mais belas vistas que você já viu!

Foto tirada no nascer do sol do Pico dos Marins. Enxerga-se o sol saindo do horizonte, um mar de nuvens abaixo do pico, e algumas barracas e pessoas no primeiro plano.
Nascer do sol no Pico dos Marins

Registro das trilhas no Wikiloc (tracklog)


Já ouviu falar no Wikiloc? Se você ainda não ouviu falar, corre lá no nosso instagram para aprender sobre apps que podem te ajudar na hora de ir pra montanha! Um dos mais conhecidos é o aplicativo colaborativo Wikiloc, e nele você pode encontrar logs (caminho que você deve seguir em determinada trilha) que vão te auxiliar na navegação durante o passeio.

Tracklog da Prainha Branca no Guarujá

https://pt.wikiloc.com/trilhas-caminhada/prainha-branca-guaruja-100493473

Tracklog do Pico do Lopo em Extrema

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pico-do-lopo-48690395
Tracklog da trilha das 7 Praias em Ubatuba

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/sete-praias-ubatuba-28258650

Tracklog do Pico dos Marins em Piquete

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pico-dos-marins-piquete-sp-144612857


E aí, se interessou por conhecer alguma dessas trilhas? Espero que sim! Aqui trazemos apenas um resumo para que você conheça algumas das opções perto de São Paulo, mas é importante se aprofundar pesquisando mais sobre elas, ou então buscar uma ajuda especializada. Aproveitem!

Foto de Matheus

Matheus Balceiro

Whatsapp