Como escolher o seu saco de dormir
Como escolher o seu saco de dormir
Vai precisar de saco de dormir e não sabe como escolher? Esse te post vai te ajudar a resolver isso, continue aqui com a gente e tire todas as suas dúvidas! As opções disponíveis são bem variadas, assim como o preço. Por isso ter algum conhecimento sobre as suas características pode ser bem útil para usar o seu dinheiro com sabedoria.
Quando e como usar um saco de dormir
Uma das principais dores que pode estragar o seu trekking é passar frio durante a noite e não dormir bem! Para ajudar com isso, sacos de dormir são como grandes bolsas térmicas que vão te ajudar a ficar quentinho em um ambiente mais frio - seja ele aberto ou fechado. Você entra com o corpo inteiro dentro dele, e ele isola o calor do teu corpo dentro da bolsa para mantê-lo quente.
É importante ressaltar que em lugares gelados ele precisa ser combinado com um isolante térmico propriamente dito - como aqueles rolos metálicos que você coloca no chão e que te protegem contra a temperatura fria que vem do solo. Além disso, o saco de dormir não é um substituto de um colchão. Se você prioriza conforto durante a sua noite de sono, precisará combiná-lo com outros equipamentos - como um isolante inflável, por exemplo. O isolante inflável tem a mesma função do isolante térmico, mas como ele é enchido com ar acaba gerando também uma camada maior de conforto.
Noites de acampamento são um dos lugares mais comuns onde você vai precisar de um saco de dormir. Provavelmente você estará dentro de uma barraca e o saco de dormir vai te proteger do frio durante a noite. Porém, ele também pode ser um importante aliado em construções fechadas, mas sem aquecimento. Por exemplo, em refúgios dentro de parques nacionais geralmente não há sistema de calefação, e com isso o uso de um saco de dormir se faz extremamente necessário nos dias mais frios.
Como escolher a temperatura do seu saco de dormir
Um dos pontos mais importantes que você precisa se atentar é qual é a temperatura indicada do seu saco de dormir. Acampar no nordeste brasileiro e na patagônica são experiências de clima muito diferentes.
Alguns produtos mostram a faixa de temperatura ideal para o seu uso. Geralmente a mais baixa será o que é chamado de temperatura extrema, e a mais alta é a temperatura conforto. Na temperatura conforto, você não sente nenhum frio e pode até dormir com poucas roupas no corpo. Já na extrema, mesmo com roupas quentes você irá se sentir bastante desconfortável, com dificuldades de dormir ou até mesmo com riscos de saúde - como uma hipotermia nos piores casos.
O fabricante pode ainda indicar a temperatura limite - com essas condições você pode sentir algum frio, mas provavelmente não terá problemas se estiver bem agasalhado.
Opções de materiais e tipos de saco de dormir
Outra característica que você precisará definir é o material e o tipo (ou formato) do seu saco de dormir. Há uma ampla variedade de tecidos, que variam bastante de acordo com o quanto você quer investir e para qual uso você vai precisar. Os mais simples e baratos são feitos de materiais sintéticos e algodão, e no geral são mais pesados e maiores - ou seja, não indicados para trilhas nas quais você precisará carregar o seu equipamento por longas distâncias. Se você precisa de um saco de dormir para um trekking maior e mais complicado, seria interessante investir em algum tipo de pluma, como de ganso ou de pato. Com estes, será mais leve para carregar e ocupará menos espaço em seu mochilão.
Quanto ao formato, há basicamente dois grandes grupos para você escolher - sarcófago (ou múmia) e retangular. O que você deve levar em consideração para tomar essa decisão é se você se sente confortável em espaços mais apertados. Sacos do tipo sarcófago são mais compactos pois possuem a área dos membros inferiores mais estreita. Com isso, ele pode pesar menos e ocupar menos volume, além de ter um melhor isolamento térmico. Porém, você poderá se sentir mais apertado durante a noite, o que pode atrapalhar o seu sono. Já a outra opção seria escolher um formato retangular, que é maior e mais pesado, mas que oferece maior conforto para aqueles que se mexem bastante durante a noite.
Como lavar e dar manutenção para o seu saco de dormir
Outro tema que pode gerar dúvidas é sobre a correta manutenção do saco de dormir. Abaixo compartilhamos algumas dicas que podem te ajudar:
Manter limpo ajuda bastante! Sabemos que no meio da montanha pode não ser muito fácil cuidar da limpeza, mas é sempre recomendado trocar para roupas limpas antes de entrar no seu saco de dormir. Com isso, será necessário lavá-lo menos vezes, o que pode ajudar a aumentar a sua vida útil.
Verifique as orientações do fabricante para a lavagem. No geral, materiais sintéticos são mais propensos para serem lavados em uma máquina de lavar, enquanto materiais de plumas precisarão de uma lavagem mais delicada. Já a secagem deverá ser feita em local arejado e com o saco de dormir bastante aberto. Também evite ao máximo contato direto com o sol, que poderá danificar as propriedades térmicas do seu equipamento.
Se tiver espaço em sua casa, o armazenamento deverá ser feito com ele aberto. Deixá-lo muito tempo guardado em seu estado compactado (assim como levamos para a trilha) também pode danificá-lo e reduzir a sua vida útil e desempenho.
Compartilhando um pouco da minha experiência pessoal, eu fui evoluindo o meu saco de dormir conforme também avancei nos níveis de trilha que eu fazia. Para acampar no Brasil em praias ou em regiões menos frias, no começo eu usava um saco de dormir bem simples que comprei em um supermercado Carrefour. Hoje você pode encontrar estes tipos de equipamentos por R$100 no MercadoLivre ou na Amazon, por exemplo.
Em seguida, evolui para um saco mais quente e mais compacto da Deuter. Com ele, acampei no Pico dos Marins, fiz algumas travessias, e nunca tive problemas.
Mais recentemente, no Nepal, precisei de um saco mais parrudo para dormir em alta montanha. Como não estava carregando muito peso (não precisei levar nem barraca nem comida), acabei optando por um equipamento mais custo-benefício. Comprei um saco de material sintético, um pouco mais pesado mas que aguentava uma temperatura bem baixa - o que me atendeu bem naquela ocasião.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Não deixe também de verificar o que postamos no nosso instagram sobre este tema. Caso tenha ficado alguma dúvida, entrem em contato conosco lá no https://www.instagram.com/vidanamontanha.oficial/ que te ajudaremos com essa escolha!
Nota: a imagem utilizada é de wayhomestudio e foi obtida pelo Freepik.
Matheus Balceiro
Líder de expedição